Estação Antártica Comandante Ferraz
Flávio Ferreira, Miguel Pereira, Márcio Tomassini, Sergio Alvarez, Braz Casagrande
CONCEITO PRINCIPAL
A hospitalidade Brasileira é reconhecida mundialmente, nosso modo afetuoso de receber os visitantes traz sempre o sentimento de acolhimento e bem estar. Esta atitude já está no gene de todo brasileiro. Embuidos deste pensamento desenvolvemos o projeto para a nova Estação Comandante Ferraz.
O nosso projeto para a Estação Antártica Comandante Ferraz procura equacionar condicionantes extremas como clima antártico, difícil acessibilidade e consequentes questões logísticas, com um diversificado e complexo programa de necessidades voltado principalmente à pesquisa.
Diante da diversidade do programa, e das características variadas dos sítios propostos para a implantação das edifi cações previstas, as imaginamos como pertencentes a uma família, indivíduos com interiores próprios, mas com o mesmo DNA. Nasceram da identifi cação da melhor estratégia para a realização das obras. É um sistema construtivo industrializado, que prevê matéria prima brasileira, e também os operários, produzindo em nosso território. Que conta com a facilidade de transporte diante do peso reduzido dos componentes, e com a montagem rápida para atender às limitações sazonais impostas ao prazo de execução.
PREMISSAS DE PROJETO
CRIAÇÃO DE ESPAÇOS HÍBRIDOS E VARIÁVEIS - Diante a advesidade climática e subsistente o projeto procurou criar espaços adequados climáticamente as diversas funções. Atividades diferentes demandam climatização diferente. As variações são comprovadamente benéfi cas à saúde humana e propciam edifi cações inteligentes e de variados ambientes. A luz, o ar a temperatura são dosados em função da atividade e do tempo de permanência. As matrizes de abastecimento fi cam econômicas e
podem funcionar de forma híbrida otimizando as fontes passivas.
ELEMENTOS PRÉ FABRICADOS DE MADEIRA - A madeira como se sabe é um elemento na construção civil de grande interesse devido suas propriedades físicas e ambientais: fonte de energia renovável; consumo de CO2 neutro; material natural; bom desempenho estrutural para clima seco da Antártica. Além disso a madeira é um bom isolante térmico e pode ser utilizada como revestimento interno gerando uma agradável sensação de calor e acolhimento no ambiente.Atualmente no Brasil a madeira de refl orestamento (eucalipto) é uma fonte de matéria prima disponível para a construção civil, e pode ser utilizada em projetos complexos como o da Estação Antártica Comandante Ferraz.
AÇÃO DOS VENTOS - A partir do estudo das demais bases construídas na Antártica, da leitura atenta dos Termos de Referência e das palestras apresentadas no seminário do concurso, fi ca evidente que a forma do edifício deve se relacionar em primeira instância com a força da ação dos ventos. Assim desenhamos modelos espaciais que submetidos à programas digitais de simulação de ventos, tem uma performance ideal em relação à estes vetores de força, minimizando os esforços nas fundações, e
nas paredes externas do edifício.
MANUTENÇÃO E CONSERVAÇÃO DE ENERGIA: As formas dos edifícios tem a preocupação de criar uma superfi cie envoltória de menor contato com o exterior, minimizando as perdas de calor.
DIVERSIDADE FORMAL E DE AMBIÊNCIA:
O programa é organizado em três edifícios independentes porem conectados por passagens internas e externas: Edifícios Principal: Setor Social e Privativo; Edifício de Pesquisa: Laboratórios; Edifício de Manutenção e Operação: Garagem de maquinas, ofi cinas. No edifício principal os ambientes são amplos e híbridos, com diferenças ambientais tais como de temperatura, luz, e texturas. O salão principal é um lugar de encontro, que proporcionas múltiplas experiências, de convívio, atividades esportivas e de recreação. A praça iluminada pela grande claraboia de vidro no teto.
As cabines possuem um desenho especial separando em três espaços distintos as áreas molhadas, a área de dormir e uma pequena varanda, propiciando aos seus ocupantes conforto e privacidade. No edifício de pesquisa todos os laboratórios foram dispostos junto às janelas, benefi ciando-se da luz natural, diminuindo assim gastos energéticos nos ambientes de trabalho, que são os de maior permanência durante o dia.
O edifício de manutenção, o único implantado diretamente no chão devido à necessidade de abrigar as maquinas de transporte da Estação, também é um espaço de conexão interna entre os edifícios principal e de pesquisa. Assim nos meses de frio rigoroso a ligação entre todos os espaços internos da Estação fi ca garantida.
Com isso cada edifício possui um desenho diferenciado, de acordo com suas necessidades programáticas, e são constituídos por elementos de madeira pré fabricados concebidos como uma família de componentes, garantindo a unidade formal ao conjunto.