Escritório regional de planejamento de Araçatuba
Diretoria
Setor Técnico
Administração
Biblioteca
Hall / Exposições
Auditório
O programa elaborado pelo ERPLAN deu-nos algumas diretrizes para nosso projeto.
Suas funções de informar e orientar o desenvolvimento regional denotam claramente seu significado dentro da cidade e região como edifício público.
A área do projeto está localizada na avenida que faz o acesso da rodovia para a cidade de Araçatuba.
As reduzidas dimensões do lote indicam a solução em altura face a taxa de ocupação requerida, deixando livre grande parte do terreno através do uso de pilotis. (1)
A topografia plana nos permite uma boa utiização do terreno, formando acessos diferenciados e possibilitando que o edifício se abra nas quatro fachadas que receberão o mesmo tratamento e a mesma iluminação. (2)
Ao invés do bloco único que, respeitando os recuos obrigatórios, atenderia ao programa em dois andares sobre pilotis (3), optamos por uma solução mais vazada onde o espaço central interliga todos os níveis que são organizados em dois blocos.
Este espaço abriga o local de exposições e confere ao edifício a escala adequada (5). Os blocos se organizam de meio em meio nível, intercalados. Nos pilotis, uma área livre se reserva à entrada do edifício e ao estacionamento de automóveis. A meio nível deste piso, o anfiteatro, acima a biblioteca, possibilitando um acesso mais direto ao público (6). Daí, então, de meio em meio nível temos, respectivamente, a diretoria e a sala de reuniões, as salas dos estagiários e técnicos, e finalmente no último piso, a administração (6). Os sanitários estão concentrados num volume único que atravessa os pisos de um dos blocos.
Esta solução resulta num espaço contínuo, onde os pisos não têm uma separação tão rígida, ao mesmo tempo que se obtêm a privacidade e setorização necessária a cada ambiente. O espaço central, sombreado pela laje de cobertura, abrigará um jardim, climatizando o edifício (7).
O edifício, aberto para os quatro lados, tendo fachadas com tratamentos diferenciados, alternando cheios e vazios, permite a compreensão do espaço interno, devido à sua transparência.
A estrutura do edifício é de concreto, com oito pilares que sustentam as várias lajes.
Os fechamentos são de alvenaria simples e vidro.
De acordo com sua localização, o edifício orienta-se segundo um ângulo de aproximadamente 15° em relação à linha Norte Sul, insolando as quatro fachadas durante todo o ano. O controle é feito por meio de brises verticais de concreto pré-moldado perpendiculares às fachadas (8).
Os encanamentos dos banheiros são concentrados num único painel hidráulico e sua ventilação é feita através de tubos.