Grupo Residencial Alto da Boa Vista
Sala de estar
Sala de jantar
Lavabo
3 Dormitórios
2 Banheiros
Cozinha
Dormitório de empregada
Banheiro de empregada
Garagem
Estrutura: Alvenaria armada de blocos de concreto
Cobertura: Chapas onduladas de cimento amianto
Laje: Pré-fabricada mista de concreto e cerâmica
Alvenaria: Blocos de concreto
Arrimo: Blocos de concreto
Escada: Madeira
Caixilhos: Madeira e ferro
Acabamentos: Blocos de concreto com pintura látex ou à vista, e azulejos (cozinhas e banheiros)
Pisos: Tacos, carpete e cerâmica
No Conjunto do Alto da Boa Vista procuramos uma alternativa para a ocupação dos lotes urbanos na construção de sobrados geminados. Com a divisão usual dos lotes, os sobrados são estreitos e muito longos, com excessiva área de circulação, e com problemas de insolação e ventilação.
O terreno (500 m2), de esquina, foi dividido transversalmente em quatro áreas de 125m2.
Os dois pares de sobrados geminados, com "muita frente e pouco fundo", não têm os problemas apontados.
Descontados os recuos obrigatórios, a construção tem garantida uma boa insolação nas fachadas frente e fundo, ventilação cruzada, e a área exclusiva para circulação é mínima.
Na construção, racionalizada e em série, usamos alvenaria armada de blocos de concreto e lajes pré-fabricadas mistas de concreto e cerâmica (tipo prel). Estas são diretamente apoiadas e fundidas com as cintas de amarração ou, nos vãos livres, com as vigas obtidas pelo conjunto "bloco verga" e lajota (assentadas em fiadas sobre caibros com o devido cimbramento).
A racionalização no uso de componentes permitiu a construção sem uso de fôrmas e com reduzido consumo de madeira. Os blocos de concreto que alojam a estrutura foram assentados sobre escoramento que, por não ter entrado em contato com o concreto, foi sendo reaproveitado sucessivamente de casa para casa.