Sede da Fazenda Pindorama
Sala de estar
Sala de jantar
6 Dormitórios
3 Banheiros
Cozinha
Lavanderia
3 Dormitórios de empregada
1 Banheiro de empregada
Depósito
Garagem
Terraço coberto
Piscina
A sede da Fazenda Pindorama foi construída sobre uma suave lombada com vista para a paisagem em todas as direções. Essa condição geográfica nos levou a uma construção horizontal onde o programa se organiza em torno de dois pátios internos, verdadeiras "salas ao ar livre", com vista mas protegidas dos ventos, fortes e frequentes no local.
A cobertura única, em abóbadas com 3m de largura, foi construida diretamente sobre paredes de alvenaria armada, ou sobre perfis "l" de aço, onde apoios mais pesados se tornariam obstáculos visuais indesejáveis.
Como fôrma e cimbramento para execução das abóbadas, foram usados conjuntos compostos por duas cambotas de madeira distantes de 3m e travadas entre si, apoiados sobre caibros corridos e nivelados por cunhas. Os blocos de concreto de 20 x 20 x 7cm que compõem as abóbadas foram assentados sobre ripas pregadas nas cambotas, a cada 20cm. As vigas, que vencem os vãos livres de até 6m ou fazem balanços de até 2m, foram alojadas em conjuntos compostos por peças "verga" e lajotas, e fundidas ao mesmo tempo em que se fazia o capeamento das abóbadas.
Após a cura do concreto, a "desforma" se fez facilmente com a remoção das cunhas de nivelamento. Sem ter entrado em contato direto com o concreto, os conjuntos de cambotas de madeira puderam ser transpostos inteiros, e ser sucessivamente reaproveitados. Por isso, foi nescessario prever, como forma e cimbramento, o correspondente a apenas 15% da superfície total da cobertura.
Nas testeiras das abóbadas foram também usadas lajotas de concreto de 20 x 10 x 4cm.