Sede do Parque Estadual de Ilhabela
Salão para múltiplos usos
Espaço para exposições
Administração / Recepção
Bar
Loja
Depósito
Sanitários
Alojamento para 12 pesquisadores
Dependências para zelador
O Parque Estadual de Ilhabela, com 27ha, situa-se na maior ilha do litoral brasileiro, um ponto em que a Serra do Mar avança para o Oceano Atlântico. A ilha atinge 1.010m de altitude e suas são cobertas pela vegetação nativa, a Mata Atlântica.
A Sede do Parque vai ser implantada no local denominado Mirante da Ilha, um ponto avançado, elevação que de destaca na encosta.
A condição de belvedere natural nos fez decidir pela preservação da parte mais plana do terreno como uma praça aberta.
O Edifício-Sede vai então, para interferir o mínimo na natureza existente, asumir o caráter de ponte entre a encosta (com a rua de acesso) e o belvedere.
O programa de necessidades foi naturalmente atendido nos dois andares que constituem a ponte. No andar superior, entre os dois terraços cobertos de aceso ao belvedere, o visitante vai encontrar uma loja, em seguida um grande espaço para usos variados, exposições, conferências, festas, etc..., e finalmente, um bar voltado para a praça/ belvedere. No andar inferior vão ficar a administração e um espaço para exposições permanentes, um pequeno museu.
A construção do edifício dá continuidade à série de experiências anteriores com estruturas industrializadas de madeira. Neste caso, a própria estrutura, uma ponte com apenas 4 apoios, caracteriza o edifício e garante a transparência que procurávamos.
Valoriza, assim, a magnífica paisagem do lugar, além de nele provocar reduzido impacto ambiental.