Conjunto de Residências em Monte Verde
CASA PRINCIPAL
Sala de estar
Salas de lareira
Sala de jantar
Lavabo
Terraços
3 Dormitórios
3 Banheiros
Cozinha
Adega
Despensa
Depósitos
Banheiro de empregados
Oficina
Garagem
CASA DE HÓSPEDES
Salas de estar
Sala de jantar
Lavabo
Terraços
4 Dormitórios
4 Banheiros
Cozinha
CASEIRO 1 / CASEIRO 2
Sala / Cozinha
2 Dormitórios
Banheiro
Lavanderia
GARAGEM / SERVIÇO
Garagem
Lavanderia
2 Dormitórios de empregada
Banheiro
QUIOSQUE / PISCINA
Terraço
Bar
Churrasqueira / Forno
Sauna
Depósito
Piscina
Casa de máquinas
Estrutura: Concreto e madeira
Cobertura: Madeira, lã de vidro e "Evalon"
Laje: Concreto armado
Alvenaria: Tijolos de barro e pedra
Arrimo: Tijolos de barro
Escada: Madeira
Caixilhos: Madeira
Revestimentos: Argamassa para pintura látex, tijolo à vista, pedra e pastilhas
cerâmicas (cozinha e banheiro)
Pisos: Ardósia natural
O Conjunto de Residências foi construído no alto da Serra da Mantiqueira, em Monte Verde, num terreno de 65.000m2, na altitude de 1.880m, com topografia variada, vegetação nativa e rochas enormes.
O extenso programa de necessidades previa uma Casa Principal, uma Casa de Hóspedes, duas Casas de Caseiro, Garagem, Lavanderia, Dependências para Empregados e
Quiosque com Sauna, Bar e Churrasqueira junto à Piscina. Optamos por diversas edificações, implantadas em situações bem variadas. Adotamos, entretanto, a atitude de, sem a repetição arbitrária e monótona, caracterizá-las através do uso de tecnologias e materiais diversos sempre adequados às condições específicas das funções a serem abrigadas, das situações geográficas próprias, da orientação, das vistas, etc.
A Casa Principal, implantada num espigão com vista para três quadrantes (Norte, Oeste e Sul), encaixa-se entre duas rochas, e como que daí brota, e desenvolve-se em altura na direção oeste, numa sucessão de volumes modulados. Como nas outras edificações, a Casa Principal se caracteriza por soluções construtivas variadas, adequadas a condições climáticas extremamente rigorosas: alvenarias de pedra protegendo a face sul da casa (muito úmida, além de fria), paredes duplas de tijolos à vista (com câmara de ar interna) complementando os fechamentos externos, e grandes panos de vidro para o norte, com um mínimo de pilares de madeira para a cobertura que se alça para o sol e para a vista.