Protótipo
Sala de estar
Sala de jantar
Lavabo
3 Dormitórios
Cozinha
Lavanderia
Banheiro
Banheiro de serviço
Estrutura: Madeira
Cobertura: Telha de alumínio trapezoidal
Escada: Madeira
Divisórias: Painel Wall
Caixilhos: Madeira
Pisos: Madeira
Este Protótipo teve sua concepção sugerida por dois projetos (Res. Mário Demasi e Res. Marcos Acayaba) que começaram ser estudados simultaneamente para terrenos próximos da Res. Baeta, com características semelhantes: encostas a beira-mar cobertas pela Mata Atlântica.
Diante do resultado positivo daquela primeira experiência com o sistema construtivo industrializado com grelhas triangulares de madeira, tanto por sua eficiência construtiva, quanto pela geometria final, de fácil inserção em situações naturais com muitas árvores e topografia difícil, decidimos continuar a desenvolvê-lo, procurando otimizá-lo nas duas novas obras.
Na Res. Baeta, resolvida com seis pilares e geometria triangular, pudemos verificar o comportamento do sistema estrutural e perceber todo o seu potencial. No estudo dos dois novos projetos procuramos usá-lo plenamente, com um mínimo de apoios, três, formando um triângulo equilátero com 7,50 m de lado. De cada apoio de concreto nascem 6 mãos-francesas e um pilar de madeira que sustentam um hexágono da grelha de piso.
Interligados, os 3 hexágonos sustentam, por sua vez, um quarto hexágono, no centro.
Assim, resolvido o desenho básico da estrutura numa planta que, em dois andares, pudesse abrigar os programas propostos, verificamos que, em ambos os casos, o volume resultante encaixava-se perfeitamente nos espaços deixados pelo arvoredo (a Res. Demasi teria ainda um quarto pilar, necessário para apoiar uma piscina).
Já que pôde, de forma eficiente, resolver casas diversas em terrenos diversos, a solução dessa estrutura nos sugeriu seu desenvolvimento em profundidade e a verificação da viabilidade de sua aplicação mais generalizada, através do projeto de um Protótipo. É um modelo de estudo, com um programa compacto para uma casa de fim-de-semana com 170m2, a ser implantada em terrenos difíceis.
O protótipo foi desenvolvido no computador e num modelo de madeira em escala 1:15, sua estrutura foi calculada e foi feito um orçamento. Mostrou-se então uma solução bastante adequada a implantações em situações adversas.
O Protótipo foi incluído na nossa exposição na Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, em 1993. Como a estrutura da Res. Demasi já estava sendo produzida na fábrica, os nós estruturais no tamanho natural e um módulo da grelha de piso, foram expostos com uma seleção dos trabalhos que já havíamos realizado com estruturas industrializadas de madeira.