Residência em Iporanga
Salas de estar
Sala de jantar
Lavabo
Terraços
4 Dormitórios
4 Banheiros
Cozinha
Copa
Lavanderia
Sauna
Quiosque / Mirante
Piscina
Vestiário
Depósito
Casa de Caseiro
Garagem
Estrutura: Madeira
Cobertura: Telhas francesas
Laje: Concreto armado sobre estrutura de madeira
Alvenaria: Tijolos de barro
Arrimo: Pedra
Escada: Madeira
Caixilhos: Madeira
Acabamentos: Argamassa pigmentada
Pisos: Assoalho de madeira
Esta casa foi implantada no topo de um morro com 45 m de altura, coberto pela "Mata Atlântica" e circundado, a cerca de 350 m de distância, por três praias. Do local escolhido, uma clareira já existente na mata, a vista para o mar era apenas parcial, por algumas "janelas" abertas entre as árvores existentes.
Decidimos, entretanto, implantar a casa na clareira, a área menos íngreme do terreno, acompanhando as curvas de nível, quase sem movimento de terra. Além disso, para minimizar ainda mais o impacto ambiental da obra, optamos por uma estrutura industrializada de madeira, com módulos quadrados de 5m de lado, que deixa, na sua maior parte, o terreno natural passar sob si. É um sistema construtivo que permite, com menor tempo de obra, uma ausência quase completa de escoramentos e também de entulho. Assim, e com a flexibilidade e permeabilidade da estrutura, foi possível a preservação de grande parte da cobertura vegetal do terreno, além de todas as árvores importantes do lugar. Já que estas restringiam consideravelmente a vista para a paisagem, decidimos transpô-las, junto às suas copas, através de uma ponte que vai dar num mirante coberto, ponto de contemplação da paisagem magnífica. A ponte constitui um eixo que sai do mirante, ao sul, passa sobre o estacionamento, atravessa a casa, na sua área central, e termina, ao norte, na piscina, na cota do terreno.
O espaço central, com pé direito duplo, abre-se para a vista, ao sul, e eleva-se, para o norte. Recebe, portanto, mais sol no inverno e funciona, no verão, como uma enorme coifa para a exaustão do ar quente e úmido.
O programa da casa foi organizado em dois andares, sobre pilotis. Neste, junto à garagem, está a lavanderia e o apartamento do caseiro. Na outra extremidade, um depósito e a casa de máquinas. No piso principal, em continuidade ao espaço central, de um lado, com acesso direto à garagem, a cozinha liga-se à sala de jantar, enquanto que, do outro, a sala de estar abre-se para o deck da piscina. Sucedem-se então, autônomos, dois "studios" com dormitório em mezzanino, também com acesso direto à garagem. No pavimento superior, conjugado à suite principal, um escritório ocupa o mezzanino junto ao espaço central.
No lado oposto, a suíte de hospedes é acessível por pequena ponte paralela à escada ou, ainda pelo terraço da fachada sul.