Agência Bancária em Santo Amaro
Área para Atendimento ao Público
Área para Gerência
Área para Expedição
Tesouraria
Caixa-forte
CPU
Sanitários
Copa
Estacionamento
Estrutura: Metálica - Pórticos de chapa dobrada
Cobertura: Chapas trapezoidais de aço, zincadas
Laje: Pré-fabricada mixta de concreto e cerâmica
Alvenaria: Blocos de concreto
Caixilhos: Ferro
Acabamentos: Argamassa p. pintura acrílica, azulejos nos banheiros e copa
Pisos: Paviflex no interior, cimentado no exterior
A agência Banespa "Serve-Serve" Santo Amaro foi construída para atender exclusivamente a servidores públicos. Estes, em grande número no bairro, não podiam ser devidamente atendidos na agência existente, o que causava em dias de pagamento filas que se prolongavam pelas calçadas vizinhas.
Para responder a essa situação, a Diretoria de Patrimônio do Banco decidiu por uma construção extremamente rápida e econômica, num pequeno terreno de esquina a uma quadra da praça central de Santo Amaro.
Diante dessas condicionantes, após uma pesquisa sobre estruturas metálicas industrializadas, optamos por um sistema construtivo misto:
Cobertura metálica através de pórticos de chapa (3mm ) dobrada com 13m de vão livre, espaçados de 7,5m, alvenarias de bloco de concreto revestidas e caixilharia de ferro comum, basculante, com vidros também comuns. Apenas uma tela repuxada em forma de veneziana foi superposta externamente para filtrar um pouco a luz direta do sol.
Toda a construção é muito simples. O único detalhe mais complexo do projeto está no ajuste entre as alvenarias e a estrutura metálica. Resolve a necessária vedação contra a água das chuvas de vento e, ao mesmo tempo promove a articulação entre paredes e pórticos metálicos sem o que seriam inevitáveis rachaduras nas alvenarias como conseqüência dos coeficientes de dilatação diferentes dos dois materiais.
Os panos maiores de alvenaria estão exatamente na proporção áurea. A composição de todo o fechamento da estrutura, com a caixilharia inclusive, respeita uma seqüência o sucessão de retângulos áureos e quadrados. É uma forma de compor cheios e vazios por muitas vezes adotada desde a antiguidade.
A obra foi executada em 3 meses com um custo equivalente a 1/3 das construções usuais do banco.