Residência em Ilhabela
Sala de estar
Sala de jantar
Pátio coberto
4 Dormitórios
3 Banheiros
Cozinha
Lavanderia
Dormitório de empregada
Banheiro de empregada
Depósito
Garagem
Estrutura: Concreto armado (piso da sala e deck), madeira (cobertura)
Cobertura: Chapa ondulada de cimento amianto
Laje: Concreto (piso da sala)
Alvenaria: Tijolos de barro
Arrimo: Tijolos de barro, pilaretes e cintas de concreto
Escada: Tijolos de barro
Caixilhos: Madeira
Acabamentos: Tijolo à vista e argamassa com pintura epóxi (banheiros e cozinha)
Pisos: Tijolos de barro e deck de madeira
O terreno, em declividade acentuada, da estrada desce até junto ao costão e às pedras que margeiam o canal.
Considerando a topografia, a vegetação existente e a paisagem, o programa de necessidades foi atendido numa construção térrea, que se acomoda ao terreno com terraplenagem mínima. A preocupação com a preservação foi fundamental na concepção do projeto: tanto na organização do programa em volumes que acompanham as curvas de nível e a modulação da plantação de coqueiros pré-existente, quanto no caminho de acesso ao mar, onde árvores e pedras sugerem paradas para descanso.
Um grande pátio coberto mas aberto organiza o programa em duas alas, definindo à esquerda de quem chega a área íntima e, à direita, a área social e de serviços. Esse pátio é a principal área da casa, para onde todos convergem. Para estar, para refeições ou jogos. Abre-se em leque para a vista, para o desfrute da paisagem.
Na área íntima, uma galeria divide de um lado, os dormitórios abrindo para o terraço através de portas venezianas, e do outro, os banheiros, peças compactas e completas.
Na área de serviços, a cozinha, bastante simples, liga-se diretamente aos ambientes sociais – pátio e estar - e à lavanderia, da qual por uma escada se desce à garagem, localizada no nível inferior.
Algumas peças do equipamento já foram previstas na obra: estante para bar e livros, sofá e mesas com apoio de tijolos.
O muro de arrimo de tijolo à vista desenvolve-se continuamente, com alturas variadas, definindo todo o piso principal da casa. Atinge sua maior altura para criar um belvedere gramado, o prolongamento do pátio central. À direita da escadaria de acesso, um deck demadeira, sobre vigas de concreto em balanço, avança no espaço, para a paisagem. As paredes e pisos são de tijolo à vista, ora natural ora pintado de branco. Pilares e vigas compostas de peroba sustentam o telhado de cimento amianto. O espaço entre o forro e as telhas, com fechamentos nas extremidades em telado de cobre, permite a circulação do ar garantindo o conforto térmico.